Renault Group segue com crescimento
As vendas mundiais do Renault Group totalizaram 1.133.667 veículos no primeiro semestre de 2023, em alta de 13% em comparação com o primeiro semestre de 2022.
Na Europa, as vendas do Grupo aumentaram 24%, em um mercado em alta de 17%.
A marca Renault registrou um crescimento de 12%, com mais de 772.000 veículos vendidos no primeiro semestre de 2023.
Na Europa, a marca Renault teve um aumento de 21% em suas vendas, para 503.242 unidades e voltando a subir no pódio como segunda marca mais vendida e a número 1 na França.
A política comercial do Grupo orientada para a criação de valor se mantém nos canais mais rentáveis: vendas no varejo, versões topo de linha e segmento C.
- A participação das vendas no varejo representa 65% das vendas nos cinco principais países do Grupo na Europa[1].
- As vendas no varejo representam mais da metade do total de vendas da marca Renault na Europa.
- A Dacia se posiciona no segundo degrau do pódio do mercado europeu de vendas no varejo, com uma progressão de 29% em comparação com o primeiro semestre de 2022.
Com 138.978 unidades vendidas, o Dacia Sandero avançou 23,5% em comparação com o primeiro semestre de 2022, mantendo-se como o veículo mais vendido a clientes do varejo na Europa.
- No segmento C na Europa, a marca Renault registrou um crescimento de
42% em comparação com o primeiro semestre de 2022, graças ao sucesso dos modelos Arkana, Austral e Megane E-Tech 100% elétrico:
- O Renault Arkana registrou quase 42.000 vendas, sendo 55% na versão E‑Tech.
- O Renault Austral registrou quase 40.000 vendas, sendo 65% na versão híbrida e 60% nas versões topo de linha.
- O Renault Megane E-Tech Elétrico registrou mais de 23.000 vendas, com mais de 70% das vendas nas versões topo de linha e 80% na motorização mais potente.
O Megane E-Tech Elétrico é o veículo elétrico mais vendido do segmento C na França.
O Renault Group continua sua ofensiva em eletrificação:
- As vendas de veículos de passeio eletrificados[2] da marca Renault aumentaram 18%[3], representando agora 37% das vendas de veículos de passeio da marca na Europa.
Os veículos 100% elétricos representam 11% das vendas de veículos de passeio na Europa.
- O Dacia Jogger Hybrid 140, comercializado desde janeiro de 2023, representa mais de 25% do mix das vendas. Já o Dacia Spring 100% elétrico registrou mais de
27.000 vendas na Europa desde o lançamento, sendo o campeão dos veículos elétricos vendidos no varejo na Europa.
A carteira de pedidos do Grupo na Europa representava 3,4 meses de vendas no fechamento de junho de 2023, devendo se manter acima do objetivo de dois meses durante todo o ano, mesmo com um mercado em queda de 30% em comparação com 2019.
Publicado em: 21/07/2023