Relatório de sustentabilidade Renault do Brasil 2021
A Renault do Brasil, mais uma vez, reforça o seu compromisso com a transparência no desenvolvimento sustentável e publica a 11ª edição do seu Relatório de Sustentabilidade relativo às atividades realizadas em 2021.
E agora sob um novo formato, mais interativo, de fácil visualização e totalmente digital.
O relatório tem como destaque a nova política de responsabilidade socioambiental do Renault Group, anunciada em 2021. Ela estabelece compromissos públicos em três eixos de atuação: a contribuição para a transição ambiental, pela neutralização das emissões de carbono; a segurança dos clientes no trânsito e dos colaboradores no local de trabalho; e a inclusão, favorecendo a empregabilidade, a equidade e a solidariedade.
A montadora atualizou a sua matriz de materialidade, por meio de uma nova consulta com stakeholders externos e internos.
A partir da análise das informações levantadas, chegou-se a uma lista de nove temas mais relevantes:
· Ética de transparência.
· Emissões de gases de efeito estufa na produção e demais atividades, saúde e segurança dos trabalhadores.
· Qualidade dos veículos
· Satisfação dos Clientes
· Segurança dos passageiros e usuários no trânsito
· Ecoeficiência do produto
· Desenvolvimento dos territórios onde a empresa opera
· Diversidade e Inclusão
"Em meio a um contexto desafiador para a economia global e para o setor de automóveis em particular, o Renault Group anunciou em 2021 uma nova política de Responsabilidade Socioambiental.
O plano estabelece compromissos públicos em três eixos de atuação: a contribuição para a transição ambiental, pela neutralização as emissões de carbono; a segurança dos clientes no trânsito e dos colaboradores no local de trabalho; e a inclusão, favorecendo a empregabilidade, a equidade e a solidariedade aos nossos colaboradores", afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
No aspecto ambiental o destaque é o projeto Aterro Zero, uma iniciativa implementada pela montadora em 2016, que internalizou a gestão de resíduos da fabricação e introduziu o conceito de economia circular, com ganhos substanciais para o meio ambiente e para a empresa. Em 2021, sexto ano de operação do projeto, mais de 40.000 toneladas de resíduos foram reinseridas no ciclo produtivo.
Já no pilar social, nossa atuação mais ampla junto à sociedade se dá por meio do Instituto Renault que, desde 2010, desenvolve projetos de impacto social, privilegiando a educação profissional e a geração de renda, como forma de transformar vidas e comunidades, resgatando famílias em situação de vulnerabilidade social.
Em 2021, o Instituto Renault reforçou suas ações de inclusão e segurança no trânsito, alcançando mais de 41 mil pessoas.
O destaque do eixo governança é o Prêmio ESG Renault, lançado em 2021, com o objetivo de estimular a rede de concessionárias de todo o país a implementarem ações de responsabilidade socioambiental.
A primeira edição do prêmio contou com 227 projetos inscritos e 11 concessionárias reconhecidas.
Publicado em: 05/09/2022