Conforto e o design interno como protagonistas
A Renault não para de inovar há quase 125 anos. Suas invenções atravessaram o tempo e, apesar de não nos darmos conta, elas fazem parte do nosso dia a dia.
Desde a transmissão direta (1899), substituição da manivela pelo sistema de partida automática (1909), invenção da "quinta porta" (1961) e do sistema de fechamento automático das portas por controle remoto infravermelho (1983), até a chave de aproximação / keyless (2000), todas estas inovações foram criadas pela Renault. E com o Novo Mégane E-TECH Elétrico, o primeiro veículo da sua "Nouvelle Vague", a Renault está inovando ainda mais.
São mais de 300 patentes registradas no desenvolvimento do veículo e da plataforma. Entre estas inovações, selecionamos sete para serem detalhadas nesta série especial. Neste quinto episódio, Marc Yvetot, Especialista de Arquitetura de Plataforma no Departamento de Engenharia da Renault, nos explica como a criatividade dos engenheiros da Renault contribuiu para o conforto e o design elegante do cockpit do veículo.
O objetivo dos arquitetos que trabalharam na plataforma do Novo Megane E-TECH Elétrico era oferecer mais conforto sem alterar seu tamanho, mantendo as dimensões compactas do carro. Por isso, eles precisaram inovar liberando espaço no cockpit, para que a área de Design trabalhasse na racionalização do painel.
A realocação da unidade de aquecimento e ar-condicionado no compartimento do motor oferece várias vantagens:
Quase 7 litros a mais de espaço disponível na área central do painel, permitindo adicionar porta-objetos e um carregador para smartphones por indução.
A inclusão dos chamados "porta-trecos" aumentou a praticidade e o conforto para os usuários do veículo.
Racionalização do painel, com a integração de grandes telas que contribui para um design interno moderno e aumenta o bem-estar do condutor e dos passageiros.
Novo processo
Como a unidade de aquecimento e ar-condicionado ocupa um volume importante na cabine do veículo, os engenheiros da Renault tiveram a ideia de realocar o conjunto no compartimento do motor do Novo Mégane E-TECH Elétrico, que ficou mais próximo do eixo dianteiro.
Para isso, eles criaram um sistema de fixação no anteparo que cumpre a função de isolamento entre a cabine e o compartimento do motor.
Este novo sistema de fixação também atende aos requisitos de sustentação mecânica e controle das vibrações da unidade de aquecimento e ar-condicionado.
Por meio do uso de parafusos e porcas, este sistema de fixação consiste em dois reforços instalados no anteparo do motor, com quatro presilhas que asseguram a fixação da unidade de aquecimento e ar-condicionado.
Esta solução engenhosa ofereceu maior liberdade aos designers para a criação do painel de bordo.
Publicado em: 30/09/2022